Como a comunicação estratégica pode afetar o crescimento de minha marca?

Como a comunicação estratégica pode afetar o crescimento de minha marca?

Vinicius Donderi
Sócio e Diretor de Criação

Formado em Publicidade e Propaganda. Na BTHK, é responsável por dar vida a estratégias e planejamento, transformando vidas e gerando resultados.

Os grandes especialistas em tecnologia confirmam que estamos vivendo a era da revolução digital. A introdução de tecnologias disruptivas de modo frenético na sociedade, impacta nosso pensamentos, comportamentos e ações de uma forma que ainda não temos parâmetros para mensurar as consequências. Esse fato mais que comprovado, resulta em transformações e reorganizações sociais que são irreversíveis, e essa velocidade sem precedentes, afeta todos os setores da indústria de forma jamais impactada em toda sua existência. Mas não só os setores da indústria, todos os setores da vida humana.

Por conta da revolução digital, a experiência da audiência com a marca e a comunidade sofre adaptações constantes e, por esse motivo, negócios perdem força quando almejam apenas seu próprio lucro.
A marca é um ser vivo. Ela representa uma companhia e uma grande quantidade de pessoas envolvidas trabalhando em conjunto por um motivo. Levando em consideração a necessidade dos negócios se tornarem relevantes em meio à revolução digital, qual o propósito da sua marca e qual o impacto que ela causa na sociedade?

Marcas com propósito tem o poder de transformar a comunidade. E as pessoas esperam por isso. Quer um exemplo? A marca Starbucks tem a máxima de “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.”
E como ela faz isso? Criando relações emocionais com seus consumidores. Servindo uma bebida personalizada com seu nome, oferecendo um ambiente agradável e confortável para trabalhar, realizar reuniões ou mesmo um local aconchegante para apreciar um café e ficar à vontade. Definir esse posicionamento engaja e motiva consumidores e funcionários a vivenciarem esse propósito, criando uma comunidade influenciadora da marca e a transformando em um ser vivo, excedendo o seu status de simples fornecedor.

 

Construir uma marca forte é fundamental para não morrer, ou então, perder espaço para uma nova categoria mais tecnológica que utiliza a transformação digital a seu favor. A Starbucks, por exemplo, alinha um posicionamento de mercado bem definido com a consciência das causas sociais e ambientais. Isso gera autenticidade, um dos fatores mais potentes para a consolidação de uma marca no mercado.

E como construir autenticidade?
– Por meio da tecnologia, construir e manter uma comunicação efetiva, que engaje consumidores, funcionários, parceiros, stakeholders;
– Gerar entendimento e assertividade em todos os âmbitos da empresa, vivenciando o propósito da marca no dia-a-dia;

Para gerar autenticidade, é extremamente necessário entender a importância do conceito de marca cidadã. Negócios como a Starbucks, lideram o mundo gerando valor não só ao negócio mas à comunidade, utilizando a tecnologia, métodos e estratégias de desenvolvimento de pertinentes ao mercado, ao segmento e à sociedade.
Por isso, antes de construir sua marca é necessário saber “quem você é, o que você quer e qual o motivo de sua marca existir”. Essas respostas são importantes para se construir relevância e, principalmente, engajamento do público!

Comments (0)
Join the discussion
Read them all
 

Comment

Hide Comments
Back

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Share