A transformação digital acontece, e não é de hoje! Você está acompanhando?

A transformação digital acontece, e não é de hoje!
Você está acompanhando?

Vinicius Donderi
Sócio e Diretor de Criação

Formado em Publicidade e Propaganda. Na BTHK, é responsável por dar vida a estratégias e planejamento, transformando vidas e gerando resultados.

Colocar a tecnologia como o centro da estrutura de processos e organização da empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais se considerarmos empresas mais tradicionais que há muitas décadas têm suas próprias formas de resolver problemas, e que, por isso, já possuem uma cultura organizacional formada. Mas estamos em 2019 e a tecnologia já faz parte de nossas vidas. Mas isso é muito maior do que o simples uso da internet e apps. É uma mudança total em nosso comportamento, e talvez esse seja o principal fator que a tecnologia causou. Além disso, se considerarmos a geração Z que está 100% submersa nisso, encontramos ainda mais expectativas a serem alcançadas e problemas a serem resolvidos.

Segundo a pesquisa PayPal/Ipsos (2018), 76% dos internautas brasileiros compraram online (via app ou website) no período de 12 meses, sendo que, em 2016, esse mesmo índice foi de 67%. Desses compradores online, 52% afirmaram ter adquirido produtos somente em sites brasileiros (na terceira edição da pesquisa, essa porcentagem era de 55%), 8% só compraram de sites estrangeiros (número que não mudou desde o último levantamento) e 40% compraram tanto domesticamente quanto em sites de outros países (eram 37% em 2016).
Em outro momento, a Global Consumer Insights indicou que 41% dos brasileiros compram via smartphone pelo menos uma vez ao mês e 45% já demonstraram interesse em adquirir produtos regularmente via on-line. Além disso, 57% dos participantes não se incomodam que um varejista monitore seu padrão ou histórico de compras para fornecer ofertas personalizadas.

 

Isso demonstra que, cada vez mais, os chamados e-commerce’s são uma tendência principalmente para os pequenos comércios, por conta da praticidade de se administrar todo o sistema, além de garantir resultados potentes e rápidos.

Transformação Digital não é só perfil no Facebook!

Aqui vale muito dizer: Transformação Digital não é criar um perfil no Facebook e Instagram, enviar um e-mail marketing por mês ou mesmo ter um site responsivo. É muito mais que isso: é transformar culturas organizacionais tradicionais e antigas, restruturar processos e ampliá-los para criar novas experiências.
As experiências não são, necessariamente, ferramentas ou soluções de alto investimento. Estou falando de melhorar a experiência e o atendimento ao cliente por meio de pesquisas de satisfação, analisando os níveis de interação nas redes sociais e criando conteúdos relevantes para, dessa forma, repensar funis de marketing, baseando-se em novas segmentações, disponibilizadas por meio de ferramentas gratuitas, como os próprios relatórios do Google ou Facebook.

Pense como resultado melhorar a experiência do cliente no ambiente digital, criando formas de se relacionar e resolver problemas. Afinal, quanto maior a velocidade da mudança, maiores serão os problemas e, consequentemente, mais soluções para resolvê-los aparecerão. Aqui, o design não entra só nos termos estéticos, agora é também funcionalidade e complementa a percepção da empresa perante ao mercado e seus concorrentes.

Além de tudo disso, pense em disrupção. Quanto mais dados, mais insights. Big data, realidade aumentada, AI (Inteligência Artificial) e machine learning são assuntos em pauta a todo momento, não sendo mais meras tecnologias, formando, agora, o presente.São vantagens competitivas e atrativos comerciais que levam empresas a altos patamares, ainda não tão explorados no Brasil. Pense em gerar valor para sua empresa e facilitar processos como um todo. Tecnologia e cliente estão no centro da roda. Todo dia nascem mais e mais startups com essa filosofia que acabam se tornando unicórnios em pouquíssimo tempo no mercado. Como você lida com essas empresas? Mas isso é assunto pra outro artigo.

Comments (0)
Join the discussion
Read them all
 

Comment

Hide Comments
Back

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Share