Pequenas ações de branding para pequenas empresas

Pequenas ações de branding para pequenas empresas

Alison Villa
Sócio Diretor

Graduado em Administração, especialista em Planejamento Estratégico pela Darden Business School, Virginia, EUA e especialista em Valuation – Aquisição e Fusão de Empresas pela Saint Paul Executive, São Paulo, SP

Toda organização, marca ou produto tem seu ciclo natural de existência. Visto que a Missão e Visão de qualquer empresa é perpetuar-se ao longo do tempo, a necessidade de acompanhar as mudanças de mercado faz-se necessária e obrigatória para aqueles que querem sobreviver.Realizar o branding durante esses ciclos é extremamente importante. Por exemplo: Já imaginou para quantos clientes você provavelmente deixou de vender algum produto ou serviço por não realizar branding? Já analisou ou mensurou quanto o seu faturamento deixou de crescer pela falta de branding?

Quando mencionamos branding, não estamos falando apenas de investimentos em publicidade e propaganda, um cartão de visitas e um folder. Mas sim, ter muito bem definido qual o DNA da empresa e transpirar toda a identidade corporativa. Construir e praticar ações diárias com o objetivo de atrair consumidores para a marca e criar fãs. Deixar de realizar essa construção de marca, pode ser um veneno a médio prazo.

Realize pequenas ações
Com um mercado altamente competitivo e com margens de lucro cada vez menores, provisionar algum tipo de verba para investir em comunicação está se tornando cada vez mais desafiador para os pequenos negócios.
E, na maioria das vezes, quando pensamos em branding, logo fazemos uma associação à grandes marcas já consolidadas no mercado. Mas esse pensamento está totalmente equivocado. Branding também é possível para as pequenas empresas. E existem algumas formas mais simples de realizá-lo dia-a-dia, com ações simples e dentro do orçamento. Veja abaixo algumas dicas:

Custo x Benefício
O produto ou o serviço que você está entregando, está no mesmo padrão da sua comunicação? Já realizou algum tipo de pós-venda com seus clientes? A percepção de Preço x Valor é muito importante para criar fãs.
Quando seu cliente percebe que o produto ou o serviço entregue está muito aquém do preço pago, com certeza ele não comprará novamente. Por isso é importante acompanhar.

Redes Sociais
Converse com seus clientes através das redes sociais. Poste suas campanhas promocionais e institucionais. Crie uma comunicação padrão e acompanhe os feedbacks dos seus clientes nos comentários, reações e também no Messenger. Sempre que existirem reclamações, nunca apague. Agradeça ao feedback do cliente e tente resolver diretamente com ele. Acompanhe também a evolução dos curtidores na página e quais os posts que seus clientes mais se identificam.

Acompanhe seus Concorrentes
Crie um Visual Thinking (Pensamento Visual). É como se chama o fenômeno comum de pensar através do processamento visual usando a parte do cérebro que é emocional e criativa para organizar as informações de uma forma intuitiva e simultânea. Afinal, em tempos de excesso, pensar visualmente se tornou algo imperativo. Sintetizar os concorrentes em um quadro visual facilita acompanhar seus movimentos. Por exemplo: Comparar as marcas x qualidade dos atendimentos x preços dos produtos x diferenciais x qualquer outro fator importante.
Com o Visual Thinking é possível comparar de uma forma fácil, sua marca x todos os outros concorrentes.

Quanto Investir e Mensurar
Empresas que dependem de Publicidade e Propaganda para vender, exemplo: varejo, investem aproximadamente 10% do seu faturamento. Dependendo do segmento da empresa, investimentos de 3% até 5% é um bom patamar. Mas, lembrando, não é apenas investir, é necessário mensurar. Se você vai investir em rádio, por exemplo, treine a equipe comercial para mensurar quantos novos clientes souberam da sua marca, quanto o seu faturamento aumentou após a divulgação, dentre outros indicadores. Só assim saberemos se a ação está sendo eficiente. Caso não haja resultado, é hora de pensar em um novo plano de ação ou melhorar o canal de comunicação.

Por fim
Realizar branding não é tão difícil quanto parece. É só uma questão de iniciativa e planejamento.
Nos próximos posts explicaremos um pouco mais sobre o ciclo de vida dos produtos e das marcas.
Se sua empresa precisar de ajuda, conte a gente. Possuímos uma metodologia exclusiva e inovadora para a construção da sua marca.

 

Um Grande Abraço.
Alison Villa – Diretor e Sócio da BeeThink e Especialista em Planejamento Estratégico.

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